The White House honors innovators who are breaking down barriers to provide employment opportunities for workers with disabilities, including workers with significant disabilities.
People with disabilities represent an untapped pool of skills that can enhance business.
However, people with disabilities frequently face greatbarriers to work that go beyond physical obstacles -- stereotypes and wrong assumptions often prevent this significant chunk of the world population from contributing to the economy.
This animation was jointly produced by the International Labour Organization's (ILO) Global Business and Disability Network and the ILO/International Finance Corporation (IFC) Better Work partnership.
Estou reforçando o convite sobre o seminário com o tema: Lei brasileira da inclusão: desafios e perspectivas.
Data: Terça, 22 de Setembro de 2015 19:48 Assunto: Convite: Nova Lei de Inclusão ]
Prezados, Segue o convite para o evento “Lei Brasileira de Inclusão: desafios e perspectivas” que será realizado na próxima quinta-feira (24/09). As inscrições podem ser realizadas através deste e-mail até o dia 23/09/2015. projetos@unilehu.org.br
Aguardamos você! #ParaCegoLer A imagem mostra um convite do MPT e TRT 9ª região para um seminário sobre a nova Lei de Inclusão. Na parte de cima do convite estão colocados 4 ícones em vermelho e branco representando as 4 deficiências(física, visual, auditiva e intelectual. Abaixo desta imagem está o título e o texto abaixo. No rodapé da página estão as logos dos realizadores Ministério Público do Trabalho e Tribunal Regional do Trabalho - 9ª Região e as logos dos apoiadores, que são a Uninter, a Unilehu o Instituto Paranaense de Cegos - IPC, a Secretaria Especial da Pessoa com Deficiência - SEDPcD, o Fórum dos Direitos das Pessoas com deficiência de Curitiba - FPcD-CTBA e o Instituto Brasileiro das Pessoas com Deficiência em Ação - IBDA.
-- Atenciosamente: Luiz Vanderlei Rodrigues Presidente. Fórum dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Curitiba
Conforme conversamos por telefone, segue em anexo algumas oportunidades profissionais que estão em aberto na empresa Rumo ALL, também destinadas a pessoas com deficiência.
======================================= Este documento pode incluir informação de propriedade restrita da Rumo ALL e afiliadas, e apenas pode ser lido por aquele(s) ao qual o mesmo tenha sido endereçado. Se você recebeu essa mensagem de e-mail indevidamente, por favor, avise-nos imediatamente. Quaisquer opiniões ou informações expressadas neste e-mail pertencem ao seu remetente e não necessariamente coincidem com aquelas da Rumo ALL e afiliadas. Este documento não pode ser reproduzido, copiado, distribuído, publicado ou modificado por terceiros, sem a prévia autorização por escrito da Rumo ALL e afiliadas.
O projeto Beleza em Todas as Suas Formas prepara pessoas com síndrome de Down para atuar como auxiliares em salões de beleza. A equipe de reportagem acompanhou a visita dos alunos a um salão de beleza e conversou com o instrutor do curso, Mauro Luiz Piedade. "Nós criamos cinco personagens dentro desse curso, que é uma recepcionista, dois auxiliares de cabeleireiro, uma cliente e um cabeleireiro. A importância desses personagens durante as aulas é justamente a fixação deles como o papel, a divisão de tarefas entre recepção, auxiliar, cabeleireiro", explica Piedade. Leonardo Ferreira é jornalista, trabalha em uma assessoria de comunicação e é cadeirante. "Decidi fazer faculdade de Jornalismo quando sofri um acidente: fui vítima de bala perdida aos quatro anos de idade. (...) Na época, repercutiu bastante, então sempre tinha aquela rotina de ser acompanhado por jornalistas. Como é era meu dia-a-dia, acabei tendo o vínculo", relata. Em Natal (RN), a equipe do Programa Especial conheceu o Giradança, grupo de dança contemporânea formado por pessoas com e sem deficiência. De acordo com o diretor administrativo da companhia, Roberto Moraes, o grupo "engloba todas as deficiências, tanto síndrome de Down quanto paralisia cerebral, nanismo, o paraplégico traumático e seis que não têm deficiência. O que o Gira Dança quer é mostrar para a sociedade que somos profissionais." Fernanda Honorato foi até o Teatro Popular Oscar Niemeyer e conversou com a diretora-geral, Carla Tavares, sobre a acessibilidade do local. "A gente tem uma rampa de acesso bastante extensa, porque a intenção de Niemeyer é que ao subir, caminhar por essa rampa, as pessoas já pudessem contemplar a arquitetura, a obra. Não existe inclusão se não for para todos", completa.
Apresentação: Juliana Oliveira Direção: Angela Reiniger Reportagem: Fernanda Honorato e Zé Luis Pacheco Produção: Ricardo Petracca
A inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho vem crescendo nos últimos anos. Mas ainda existem muitas barreiras a serem rompidas. Esse é o tema do Outro Olhar de hoje. A realização é do Criar Brasil.
O 3a1 discute a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Um dos temas é a Lei 8.213, que estabelece cotas para deficientes e está em vigência desde 24 de julho de 1991. Apesar disso, não tem sido cumprida no país.
Também conhecida como Lei de Cotas, ela determina que as empresas que possuem mais de 100 funcionários devem cumprir uma cota com cargos destinados a trabalhadores reabilitados ou pessoas com deficiência. No caso de descumprimento, a empresa recebe uma multa para cada funcionário não contratado.
Pesquisa realizada após uma avaliação das ações do Ministério do Trabalho e do Emprego (MTE) revelou que, apesar de falhas no cumprimento da lei, houve um aumento no número de pessoas portadoras de deficiência no mercado de trabalho de todo o país. Nos três primeiros meses de 2011, 7508 pessoas com algum tipo de deficiência física passaram a ser incluídas na lista de trabalhadores formais, representando um aumento de 40,7% em relação ao primeiro trimestre de 2010.
Cursos de capacitação profissional também tem trazido muitas oportunidades. O Projeto de Inclusão Digital e Produtiva Muito Especial do Rio de Janeiro, realizado em Bonsucesso, é um exemplo disso. Essa iniciativa oferece cursos gratuitos de diferentes áreas e tem o objetivo de preparar o deficiente físico para o mercado de acordo com as suas necessidades.
O programa 3 a 1 discute ainda a questão do preconceito no local de trabalho. Os convidados são: José Carlos do Carmo, coordenador do projeto inclusão/MTE; André Luiz de Oliveira, campeão paraolímpico; e Priscila Neves, analista de Desenvolvimento Humano/SERASA. A apresentação é de Luiz Carlos Azedo.
Vídeo produzido pelo canal NET Cidade, exibido em todo o Brasil.
Responsabilidade Social NET Tema: Inclusão de Pessoas com Deficiências no Mercado de Trabalho Entrevistado: Reinaldo Bigarelli - Txai Consultoria e Educação
De: Cleomira Ferreira de Souza [mailto:cleomirasouza@bpp.pr.gov.br] Enviada em: quarta-feira, 6 de maio de 2015 18:42 Para: Cleunice Bazar Ribeiro da Silva Assunto: Fw: Fw: Escritora lança romance sobre deficiência visual na Biblioteca Pública
Escritora lança romance sobre deficiência visual na Biblioteca Pública
Na próxima sexta-feira (8), a seção Braille da Biblioteca Pública do Paraná promove o lançamento do livro Além do que os olhos mostram, de Talita Fernanda Silva Bolduan. A autora também fará uma palestra sobre “A inclusão na sociedade produtiva da pessoa com deficiência. O evento acontece no auditório Paul Garfunkel, a partir das 15h, e tem entrada franca.
O romance aborda a vida de Vanusa, uma jovem que, após um acidente, perde a visão e tem que lidar com sua nova vida, além dos anseios e angústias da cegueira, aprendendo que a falta da visão não é uma barreira para alcançar o que acredita. A autora, ela própria deficiente visual, busca abordar a inclusão do deficiente visual na sociedade.
Talita Bolduan é formada em Letras e nasceu e vive em Joinville. Além do que os olhos mostram, lançado em 2012, é seu primeiro livro. Também é autora Esqueça-me se for capaz” (2015), romance que aborda uma história de perda de memória e deficiência visual.
Serviço: Lançamento do livro Além do que os olhos mostram, de Talita Fernanda Silva Bolduan Dia: 08 de maio Local: Auditório Paul Garfunkel da Biblioteca Pública do Paraná (2º andar) Horário:15h Informações: (41) 3221-4980