Ser empreendedor - crime ou castigo

Crime ou castigo
Ser empreendedor no Brasil é atividade de altíssimo risco. As leis brasileiras, algumas importantes, são confusas, mal redigidas, pessimamente regulamentadas e aplicadas arbitrariamente. Isso se viabiliza com MPs, decretos, normas, regulamentos, portarias e sistemas de vigilância pessimamente estruturados. As agências reguladoras, desde que foram criadas, carecem de estrutura para a tremenda responsabilidade que possuem e fiscais nós os temos de toda espécie. O pesadelo viabiliza e enriquece corporações e motiva ações pouco louváveis de quem tem força.
No caso de Eike Batista está difícil de entender o desmonte que sofre.
Com certeza errou tecnicamente do ponto de vista de Engenharia e perspectiva de negócios, isto infelizmente é normal para qualquer pessoa que resolve fazer um porto nas margens de um grande rio e imerso numa bacia sedimentar perigosa. Exploração de petróleo é uma loteria, filmes famosos mostram esse pesadelo. Viver luxuosamente é problema dele e uma condição de mostrar prestígio, coisa que investidores e banqueiros observam para saber, sem maiores estudos, de modo geral, se o cliente, “mina de ouro”, empreendedor é pessoa confiável. Fundações de previdência privada foram um tremendo maná para os mais “espertos”.
É surpreendente a forma de decidir de gente grande. Vale a imagem, esquecem o conteúdo.
Bancos estatais de fomento viabilizam coisas estranhas, é culpa de quem procura suas tetas?
O processo contra Eike Batista será emblemático, em plena era Donald Trump que, por bem ou por mal procura viabilizar empresas e empregos nos EUA.
Note-se que existe uma tremenda diferença entre os processos em andamento. Com certeza o dinheiro do contribuinte é sagrado e deve ser usado a favor de nosso povo. A Operação Lava Jato abre essa caixa de surpresas assustadoras...
Ruim, injusto e pernicioso ao brasil é a generalização e a aplicação rigorosa de nossas leis feitas por legisladores que estamos conhecendo melhor.
Nossa esperança é que, gradativamente, venhamos a ter um país fértil, viável a bons empreendedores e amadurecido sob todos os aspectos.
Cascaes

31.1.2017

Comentários