Memória Reunião de Líderes da Comunidade do Atuba – Pinhais/PR – 24/04/2018





Memória Reunião de Líderes da Comunidade do Atuba – Pinhais/PR – 24/04/2018
No dia 24/04/2018, às 19h, reuniram-se na Escola Municipal Frei Egídio Carlotto, na Rua Crescêncio Batista, nº 744, as seguintes lideranças: Professora Vera Lúcia Moreira – Diretora da Escola Frei Egídio Carlotto; Tosihiro Ida, do Lions Clube Curitiba Batel; Professora Débora B. Zaramela, da Escola Frei Egídio;  Nilson Izaias Pegorini – Professor do Colégio Bom Jesus e membro do Lions Clube Curitiba Batel; Professora Diana Gurgel Pegorini, do Instituto Federal de Educação do Paraná; Professora Mariana Gouveia, da Escola Municipal Frei Egídio Carlotto; Prof. Marcos Zamblonski, da PUCPR e as alunas Andressa Tiezzi e Larissa Fiorese, do Curso de Comunicação da PUCPR; o Sr. Reginaldo Dalfovo, da Prefeitura de Pinhais/PR; Gilson Santos Ortiz, do Lions Clube Curitiba Batel; Rosenilda Santos de Paula, moradora da Comunidade; Maria Josefa de Jesus, moradora da comunidade; Jair de Primo, morador da comunidade e artesão, aluno do Cebeja; Melyssa Dedeslei Pereira e seu marido Luciano A. Pereira, também moradores da Comunidade e artesãos. O objetivo da reunião era discutir como promover os empreendedores locais, assunto já discutido em reuniões anteriores.
Ao iniciar a reunião Prof. Nilson fez breve histórico do Projeto ECOMUN e suas principais ações em andamento. Na sequência fez também breve histórico de como este assunto de empreendedores locais iniciou, as diferentes ideias que foram surgindo até chegar à concepção da proposta da Feira do Empreendedor. Antes de avançar e definir a proposta achou-se por bem reunir os empreendedores locais para ouvir seu posicionamento e suas sugestões. Para tanto foi confeccionado pelo Curso de Comunicação da PUCPR, pelas alunas Larissa e Andressa, um convite que foi encaminhado às famílias dos alunos da Escola Frei Egídio, através da agenda dos alunos. Nilson disse que no sábado, dia 21/04, percorreu o bairro e fez distribuição do convite a vários empresários locais, conversando com os mesmos sobre a reunião programada. Foi então avaliada a estratégia de comunicação e surgiram várias ideias novas, dentre elas utilizar mais o facebook, banner, rádio, conversar com lideranças religiosas da comunidade e outros. Todos também concordaram que esta é a realidade atual, ou seja, abundância de meios de comunicação e pouca resposta dos destinatários da comunicação. Todos também concordaram que não se pode desistir da proposta porque consideram boa e adequada para a realidade da comunidade. Houve sugestão de aproveitar dois eventos que acontecerão na Escola Frei Egídio, a saber o Dia das Mães e a Festa Junina, e nestes eventos montar uma tenda de divulgação da proposta da Feira do Empreendedor, fazer cadastros de pessoas interessadas e já convidar alguns empreendedores para fazer exposição de seus produtos e serviços. Algumas tarefas também foram apontadas, tais como: conseguir uma ou mais tendas com divulgação da Feira do Empreendedor; criar um banner ou faixa da Feira do Empreendedor; divulgar a proposta no facebook da Escola Frei Egídio. Fernando Misato se propôs montar um esboço do site da Feira do Empreendedor e nos dias dos eventos estar presente para motivar empreendedores a aderir à proposta. Reginaldo, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Município de Pinhais também disse que estará participando para divulgar os serviços que a Secretaria pode oferecer aos empreendedores. O Curso de Comunicação da PUCPR também estará presente e apoiará as ações em vista dos eventos. Foi ainda comentado que nos dias que acontecerão as atividades do Projeto Comunitário da PUCPR na Escola Frei Egídio serão ocasião de divulgação da Feira do Empreendedor. Melyssa e seu esposo, um aluno chamado Jair, bem como as moradoras Maria Josefa e Rosenilda apoiaram bastante a proposta e mostraram interesse de participar, bem como de divulgar a proposta na comunidade.
Eu, Nilson Izaias Pegorini, elaborei a presente memória que será encaminhada a todos os participantes com cópia da lista de presença.


Comentários